Desbravando Astro Bot: Uma Review

 Astro Bot é um jogo de plataforma desenvolvido pela Team Asobi e publicado pela Sony. O jogo é uma homenagem à história da Sony nos games. Mas, na verdade, dizer é até óbvio, e engana-se quem pensa que o jogo brilha apenas por causa disso, já que ele se firma como um dos melhores jogos de plataforma 3D de todos os tempos.

Diversão além da nostalgia

Não vamos mentir, Astro Bot tem parte do seu brilho por causa das inúmeras referências que faz aos jogos da PlayStation e de parceiros de longa data da empresa. Mas mesmo que estes elementos fossem removidos, o jogo ainda seria um deleite criativo e uma aula de como criar fases fantásticas, com desafios consideráveis e uma beleza estonteante.

O jogo entrega "power-ups" de maneira simples, mas que são bem utilizados dentro do contexto das fases. Um poder específico permite que o Astro encolha do tamanho de um rato e explore a fase numa perspectiva diferente, tanto em visual quanto em toque. Isso mesmo, o Dualsense encontra aqui sua melhor experiência, e o jogo faz com que o jogador deseje por mais jogos que utilizem o Dualsense tão bem. Absolutamente qualquer superfície que você encosta no jogo tem uma sensação diferente: folhas, água, ponte de madeira, vidro, gelo. O design de som também completa essa experiência com maestria.


Camadas de diversão

Ainda que eu tenha dito que o jogo brilharia sem elementos de nostalgia, é inegável que estes elementos são um extra enriquecedor para fãs de longa data da PlayStation. No jogo, resgatamos bots, e alguns deles são personagens da PlayStation e parceiros. E o jogo consegue ir além: é possível desbloquear itens para estes personagens, que no hub principal do jogo, o jogador pode interagir com eles e ver animações super divertidas. Vou dar um exemplo: a Ellie, de The Last of Us, fica sentada com um arco e flecha no chão, e ao interagir, ela solta uma flecha assustada.

O jogo ainda possui fases extras com uma pitada de dificuldade que, confesso, me deu uma trabalheira, mas que recompensa pelo desejo de desbloquear mais bots.


Por fim, falando em dificuldade, o jogo não preza por este aspecto, apenas focando em diversão. Os chefes são super criativos e não existe um que não seja divertido de enfrentar. Claro, eles ainda são chefes e é possível que você tenha alguma dificuldade com eles. A facilidade não é um demérito, já que o pai de Astro Bot, Mario 3D (qualquer um deles), jamais teve chefes cascudos.

Conclusão

Astro Bot se sagra como um dos grandes da PlayStation, e um dos maiores quando o quesito é diversão em plataforma 3D. Não restam dúvidas de que a Team Asobi será capaz de manter um legado de jogos do gênero e, espero eu, ressuscitar outros jogos do gênero que a PlayStation deixou de lado. Por fim, resta afirmar o óbvio, assim que possível, jogue Astro Bot, de preferência antes que ele apareça na lista de jogos do ano de inúmeros prêmios. A PlayStation precisa desse recado: queremos jogos deste nível de qualidade.

Nota: 10 de 10 vezes que sorri ao encontrar um bot da PlayStation


Comentários

Postagens mais visitadas