Desbravando Multiversus: Uma review
Era 2022 quando os rumores de um jogo aos molde de Super Smash Bros. seria lançado, reunindo personagens que pertencem a grande Warner Bros. Studio. Meus olhos logo brilharam: sou apaixonado por várias animações da Cartoon Network e muitos filmes da gigante do audiovisual como Matrix, Game Of Thrones etc.
Pois bem, me inscrevi para a beta(ou alpha, nem lembro) fechada e consegui acesso ao jogo na versão de PS4. Baixei com felicidade. Testei duas lutas e parei. A conexão estava horrorosa e toda bugada, e eu não toquei mais no jogo. De repente em 2023 é anunciado que o jogo pararia de funcionar e retornaria completo em 2024.
Então aqui estamos, o jogo foi lançado oficialmente no dia 28 de Maio, para consoles Playstation, Xbox e PCs. Eu posso dizer com alívio que viciei no jogo.
A jogabilidade é um pouco mais lenta que outros jogos do gênero, mas isso não me incomoda. O personagens estão bem balanceados. Tenho acompanhado o cenário competitivo e poucos personagens são considerados ruins de fato(pobre Velma), cada um funciona bem do seu jeito. A animação e gráficos do jogo são bem trabalhados para respeitar os personagens que estão no jogo e a direção de arte do próprio, logo, o Jason(Sexta-feira 13) parece que nasceu aqui, o design dele combina muito bem ao lado de Tom e Jerry, por exemplo, mesmo sendo um personagem de filme de terror.
A trilha sonora é legal, trazendo vários temas das produções presentes no jogo, como a música das Meninas Super Poderosas ou a icônica abertura de Game of Thrones. Os cenários são mais simples graficamente que os personagens, mas cumprem bem seu papel.
O jogo possui um modo single player que é ótimo para testar personagens e liberar as moedas do jogo, e apesar de repetitivo, eles colocaram alguns elementos que tornam o processo menos maçante, como mini games. Esses mini games, se forem bem trabalhados e adicionarem mais variações, podem ser uma boa adição ao jogo.
Bom, mas nem tudo são flores. O jogo está com bastante problemas de conexão. Eu entrei em várias partidas que caíram imediatamente após começar, mas meu personagem continua na luta, o que significa que em duplas, meu parceiro está lutando sozinho( e perdendo) injustamente por culpa do jogo. O jogo chegou ao absurdo de me punir com minutos sem poder jogar o modo online, pois eu supostamente desconectei demais, sendo que a culpa é da conexão do jogo.
A monetização do jogo também é um problema, mas até aí, é um problema de todo jogo free to play. O problema mesmo é que o passe de batalha, que é pago, demora muito tempo para upar os níveis, pois o jogo só concede XP por meio das missões, e pasmem, algumas delas eu não tenho conseguido completar a tempo pois são online e não estou conseguindo jogar. Lutar , por exemplo, 20 lutas no online não vai lhe conceder XP nenhum se você não estiver fazendo as missões ou se já fez.
Uma boa forma de monetizar menos seria tentar focar em vender mais skins do que os próprios lutadores. Pensem comigo: a probabilidade de alguém comprar a skin do Coringa é maior se ele tiver o Coringa liberado, certo? Pois é, para ter uma skin do Coringa, você ainda precisa gastar comprando ele. E ainda que, em tese, todo lutador possa ser liberado sem gastar dinheiro de verdade, demoraria demais para liberar todos deste modo.
Multiversus tem um possível futuro brilhante pela frente, mas precisa ajustar muitas coisas, e tempo é a chave aqui. Se este jogo passar mais duas semanas neste estado, muitos jogadores vão abandonar por completo e eu não quero isso, afinal, ainda preciso ver muitos outros personagens chegando ao jogo. Vale a pena dar uma chance e também cobrar da Player First Games as melhorias necessárias.
Nota: 7,8 de 10 vezes que o Rick xingou o Coringa
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