Desbravando Ratchet and Clank Rift Apart: Uma Review
Altas confusões no multiverso
Ratchet and Clank Rift Apart começa numa comemoração aos heróis Ratchet e seu companheiro Clank, por anos de heroísmo prestado ao seu mundo. Clank está preparando uma supressa para Ratchet: um dispositivo(o dimensionador) capaz de criar portais para outra realidade, para que juntos possam encontrar outros Lombaxs, raça a qual Ratchet pertence. Ratchet nunca conheceu nenhum outro Lombax, e é dito que sua raça se escondeu em outra dimensão.
Infelizmente a comemoração é interrompida por Dr. Nefarious, que acaba por roubar o Dimensionador e criar uma confusão que desestabiliza todas as realidades, criando confusão pelo multiverso. Ratchet e Clank são separados na confusão e agora devem se reencontrar para consertar tudo. No caminho Clank conhece Rivet, uma Lombax que faz parte de uma resistência que luta contra a tirania do Dr. Nefarious desta dimensão.
O que faz Ratchet e Clank Hérois?
Anos de aventuras juntos ensinaram a Ratchet e Clank muito sobre batalhas, armas, naves etc. Mas o que faz deles heróis é o que eles são, o que se tornaram. Ao separar os personagens por metade do jogo, o roteiro brinca, se diverte e também apresenta um lado diferente destes heróis: o que um aprendeu com o outro. Clank é quase a consciência de Ratchet, sempre mantendo o bom senso, mas Ratchet aprendeu muito, e aqui, passa a dar e receber conselhos de uma nova personagem, Kit. Clank separado do melhor amigo, percebe que pode ser melhor, já que passa por uma jornada em que deve guiar várias versões de si mesmo.
Rift Apart está cheio de bons diálogos que, eu confesso, não esperava do jogo. Os personagens principais são muito carismáticos e as novas adições trouxeram uma dinâmica incrível para a aventura. Seus melhores momentos estão justamente nas relações de personagens, que no fundo, explicitam como na verdade cada um de nós é completo por si só, mas que juntos, podemos ser melhores.
Aventura e jogabilidade
A jogabilidade segue os moldes dos jogos antigos, possuindo várias armas diferentes: são mais de 15 armas que completam seu arsenal, que inclui mísseis, metralhadoras, bombas congelantes e por aí vai.
As batalhas são super frenéticas e divertidas, mas no modo normal, o jogo oferece poucos desafios e poucos chefes são realmente bem elaborados, a maioria é bem repetitivo. O jogo traz algumas variações de jogabilidade, como voo em uma criatura alienígena e correr em cima de um inseto, mas senti falta de mais variações. Adoraria ter controlado a Kit utilizando a segunda forma dela, que não vou revelar por motivos de spoilers.
Os gráficos são lindos, e contam com ray tracing de ótima qualidade. O Dualsense melhora muito a experiência, com gatilhos que se adaptam a cada arma e a vibração do controle acompanha os momentos mais épicos da aventura.
Conclusão
Ratchet and Clank Rift Apart é uma aventura classe A da Sony, trazendo uma expertise do gênero de ação que a Insomniac acumula desde a era PS2, mas que também expande a aventura com um roteiro e diálogos cheio de alma e boas sacadas.
Nota: 9.1 de 10 dimensões em que o Capitão Qwark é burro
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