Explorando a Beta de Concord: Nossas impressões
A beta de Concord foi liberada no dia 12 de Julho para compradores da pré-venda e assinantes Playstation Plus e tivemos a oportunidade de testar e trazer nossas impressões depois de pouco mais de 1h de jogo.
O jogo começa com uma cutscene que explica o pano de fundo do jogo. Nós controlamos Freegunners, que são caçadores de recompensas. Concord promete trazer cenas semanais da história dos personagens e eu achei este conceito bem interessante, apesar de que eu preferia uma campanha singleplayer, mesmo que eles fossem lançando os níveis aos poucos.
Mas vamos ao principal: a jogabilidade. Concord é um Hero Shooter tal qual Overwatch e Valorant, logo, possui muitas semelhanças, como habilidades especiais para cada personagem, que variam de acordo com a classe de cada um. Alguns são tanques(tomam muito dano antes de morrerem), outros são suportes de cura(possuem habilidades que envolvem cura e proteção) e por aí vai.
Curti bastante a jogabilidade, é fácil e simples de entender. O Dualsense foi implementado no jogo e é possível sentir os passos do seu personagem, os gatilhos respondem aos tiros de cada arma e tudo isto torna a experiência bem mais imersiva. Os gráficos estão bem bonitos, a modelagem dos personagens é excelente e o design da maioria deles me agradou bastante, pois possuem uma identidade visual que me faz entender um pouco o mundo em que habitam. Eles são bem coloridos(principalmente os alienígenas), estilosos e o visual consegue passar bem que tipo de jogabilidade cada um possui. Meu preferido em jogabilidade e visual foi o Astérion, um gigante azul que corre pelo cenário e possui uma espécie de shotgun para confrontos próximos.
Infelizmente nem tudo são flores(e tudo bem, afinal é uma beta) e acredito que devam ser corrigidas, como por exemplo o tempo de retornar ao jogo depois de morrer(respawn), que é muito longo para este tipo de jogo(algo em torne de 6 - 7 segundos). O tempo das partidas também é longo demais, precisam ser mais curtas, principalmente por conta de outro problema que tive: o matchmaking. Eu entrei em partidas que chegava ser discrepante a habilidade de alguns jogadores com a do meu time, então ficar jogando por tanto tempo uma partida que está praticamente decidida me incomodou um pouco. O problema do matchmaking certamente será resolvido, pois imagino que na beta deva ser mais difícil separar os jogadores por habilidade.
Um ponto nem positivo e nem negativo são os cosméticos do jogo, é possível mudar cor das roupas, acessórios, poses e etc. Eu suponho que serão itens de fácil obtenção, afinal, é um jogo pago. Resta saber como vai ficar no jogo final.
Os cenários estão lindos, mas senti falta de algo que desse mais alma ao cenário. Entendo que neste tipo de jogo competitivo qualquer distração do cenário pode afetar a estratégia dos jogadores, mas acho que os cenários teriam mais vida se possuíssem elementos como vida animal alienígena e etc.
Conclusão
No geral Concord me empolgou pelo seu visual e jogabilidade, mas no fim, sinto que ele ainda não possui muitos atrativos que o façam se sobressair perante outros jogos do gênero que são gratuitos (inclusive Marvel Rivals deve chegar bem próximo de Concord). Difícil cravar o sucesso do jogo agora, mas sendo bem honesto, acredito que ele tenha uma chance maior como Free-to-play e que foque em monetização apenas em cosméticos.
O jogo é realizado por uma ótima equipe, que inclui veteranos de Destiny, o que explica logo de início a jogabilidade divertida, mas precisamos de mais conteúdos que realmente façam Concord decolar tão ou mais alto que outros Hero Shooters do mercado. Fica aqui nossa torcida pelo jogo, que lança dia 20 de Agosto, para PCs e PS5.
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