Desbravando Batman Cruzado encapuzado: Uma Review

 Clima e ambientação


Cruzado encapuzado faz uma grande homenagem ao Batman original e suas histórias pulp e noir. Até mesmo os vilões mais espalhafatosos, que seriam introduzidos ao longo da história do personagem, possuem uma aparência mais sóbria e pé no chão. As músicas são mais soturnas e às vezes se encontram no jazz dos anos 30. Com relação a tudo isso, a série é perfeita, com a abertura introduzindo bem tudo o que foi citado. E fiquei com um questionamento, e se esta a animação fosse feita em preto e branco?

Mude, se valer a pena

Esta animação de Batman traz algumas mudanças do universo padrão do personagem. Para explorar novas histórias, às vezes gênero ou raça são mudados para alguns personagens. Ainda que seja algo que pessoalmente não seja um favoritismo desse escritor, uma mudança sempre é bem vinda, mas que isso seja usado para engrandecer ou fazer uma nova abordagem, trazendo outros elementos a trama de seus personagens. Exemplo claro: a mudança de gênero do Pinguim não traz nenhum elemento novo a trama ou mesmo ao pano de fundo do personagem. Se fosse o Pinguim original, as cenas seriam as mesmas, os diálogos também. Infelizmente, o Cruzado Encapuzado está cheio dessas mudanças, mas não tem coragem para explorar seus personagens a fundo, lhes dando uma história que considero rasa, com poucos momentos de ação.



E falando em ação…

É uma pena que todo o clima de Batman seja desperdiçado, seja em uma ação que não entrega o quanto devia, ou na trama rasa. O tom “detetivesco” é lento, mas poderia ser muito mais interessante, com mistérios que realmente instigassem Batman e seus espectadores. Eu citei a ação do show, que por vezes não parecia entregar tudo que podia, mas quando tenta, faz relativamente bem, como exemplo no episódio 7, que não decepciona em tiroteios e pancadaria. Batman além de detetive, é também um mestre em artes marciais, e faz falta mais cenas para explorar este lado do protagonista.


Conclusão

Batman: Cruzado Encapuzado tem seu charme, e consegue manter entretido fãs de longa data. Mas falha em trazer algo realmente novo para mesa além de sua ambientação, e não consegue focar no seu principal personagem, o Batman, que parece mais um coadjuvante em sua própria série. Apesar de tudo isso, ainda vale a pena ser vista, e com o tempo talvez a série consiga se consolidar melhor em outras temporadas.


Nota: 7.0 de 10.0 vezes que o Batman foi salvo ao longo da temporada.


A série está disponível completa no Amazon Prime Video.

Comentários

Postagens mais visitadas