Desbravando Dredge: Uma Review

 Navegar pelas águas misteriosas de Dredge foi uma grata surpresa, pois o jogo é cheio de personalidade e traz uma excelente adaptação de elementos de contos de Lovecraft e Edgar A. Poe.


Uma boa trama de suspense

Em Dredge controlamos um pescador que não parece lembrar quem é. Sua missão é sobreviver da pesca, vendendo peixes numa cidadezinha chamada Medula Maior. No processo, o pescador conhece um homem nebuloso que lhe pede que encontre artefatos sobrenaturais. Sem saber muito bem o motivo dos pedidos do homem, nós partimos nesta busca e aos poucos vamos entendendo e criando teorias sobre o que está acontecendo.
O suspense é muito bem trabalhado, e as situações que envolvem a busca dos artefatos são bem distintas e interessantes, trazendo aos poucos novos elementos para a jogabilidade, como uso de redes de pesca, habilidades sobrenaturais como acelerar o barco e etc.
O jogo possui 2 finais e ambos são bem condizentes com as inspirações da trama: um toque de terror com sentimentos mistos sobre o que acontece e que deve ser completado com as interpretações de quem joga.

Enciclopédia das criaturas pescadas.


Artisticamente no ponto

Tal qual a sua trama, a arte do jogo trabalha bem a ideia do bizarro, pois podemos pescar peixes que são aberrações cósmicas. Cada aberração é muito bem desenhada e também contém um texto descritivo, que emula bem o estilo do escritor Lovecraft. Existem ainda algumas criaturas que nos perseguem no período da noite. Durante a noite, o pescador sofre de visões sobrenaturais e a perseguição de peixes tenebrosos. A primeira vez que um destes peixes lhe ataca sem aviso, é provável levar um grande susto, mas posteriormente os recursos de fuga deixam o jogador mais corajoso para desbravar as águas noturnas. Mas se é tão perigoso, porque pescar a noite? Pois algumas espécies só podem ser pescadas a noite, e as aberrações costumam aparecer mais neste período.
O jogo também possui uma ótima trilha sonora, que compõe bem o tom dos momentos mais calmos aos mais amedrontadores.

Calma no terror

Apesar de todo os elementos de terror cósmico, Dredge é um jogo de calmaria, o looping de jogabilidade é sempre o mesmo: pescar, vender, comprar melhorias para seu barco e achar um artefato. Você também pode procurar tesouros afundados e fazer missões secundárias, mas as missões secundárias também envolvem pesca em algum momento.
De certo modo, Dredge acaba sendo um jogo para relaxar, mas com um toque de terror que impulsiona sua diversão e também emula com qualidade a experiência de ler livros de Lovecraft e Poe, que costumam ser contos de ritmo tranquilo, apesar do terror envolvido.



Conclusão

Dredge é uma ótima experiência narrativa e de jogabilidade, com um looping divertido e calmo, que sempre recompensa o jogador pela sua exploração. Como um grande fã dos contos de terror de Poe e Lovecraft, eu achei uma das melhores experiências baseadas nos escritores. E se você não conhece nem Dredge e nem os escritores citados, recomendo que conheça o quanto antes.

Nota: 8.7 de 10.0 que eu achei que estava ficando louco.

Comentários

Postagens mais visitadas