Desbravando Samurai Jack, 1° temporada: Uma Review
Samurai Jack chegou recentemente ao jogo Multiversus e meu espírito de Andarilho me fez querer andar pelas terras da animação original que deu origem ao Samurai Jack na saudosa Cartoon Network lá do início dos anos 2000. Eu era bem pequeno na época e me lembrava de pouca coisa do desenho, mas tinha na memória que era bem divertido, e eu não estava errado. Vamos lá!
Quando os costumes do passado vêm ao futuro
Samurai Jack é um guerreiro, altamente treinado desde a infância, com vários povos diferentes, de locais e culturas diferentes. O seu treinamento começou quando Abu, um demônio metamorfo, destruiu seu lar e escravizou seu povo. Depois de passar a vida treinando, ele retorna, com espada mágica de seu pai e derrota Abu. Antes do golpe final, porém, Abu o lança diretamente para o futuro. Agora Jack deve achar um jeito de retornar ao seu tempo e concertar tudo, já que o futuro que agora se encontra, é dominado por Abu.
A premissa de Samurai Jack é muito interessante, pois busca trazer à um futuro totalmente desconhecido a honra de um samurai. E que também antes de samurai, é um guerreiro que aprendeu com todo o tipo de pessoas, e que ao se ver num mundo cheio de alienígenas e animais falantes, se espanta de início, mas que logo passa a respeitá-los e ajudá-los como faria com qualquer outro humano que encontrasse no seu distante passado.
O que cativa em Jack são justamente sua qualidades como herói. Ele está sempre disposto a ajudar os outros e sempre preparado para fazer sacrifícios. O personagem me lembra muito o próprio Superman, que vindo de um lugar distante, não consegue ser alguém que não uma pessoa boa. Ironicamente, Jack é dublado no Brasil pelo excelente Guilherme Briggs, que na época já havia se tornado o dublador de Superman.
O ritmo de Samurai Jack é algo muito único, costuma ser bem lento, para dar tempo ao telespectador conhecer os novos elementos apresentados, junto com Jack. Em contrapartida, a lentidão raramente é acompanhada por longos diálogos. A animação prioriza a sua arte e deixa que as coisas sejam explicadas pelo que se vê, e não por aquilo que é dito ou explicado a todo momento.
A arte é outro elemento especial aqui. A animação tem traços muito simples, mas a composição das cores, escolha de design de mundo e criaturas torna tudo extremamente único e belíssimo. Existem algumas escolhas artísticas que são quase poesias visuais. Existem um momento belíssimo em que Jack está lutando contra sua raiva, e a animação representa isto como uma árvore em chamas, a câmera se aproxima lentamente da árvore, e dentro dela, água(representando a paz que Jack busca) começa a fluir.
A direção de arte cuida também de respeitar e representar as várias culturas representadas em tela, sejam elas fictícias ou baseadas na realidade. Do ponto de vista infantil, devia ser extremamente divertido conhecer um pouco sobre a antiga cultura dos Vikings e sua religiosidade, por exemplo.
Episódios
A 1° temporada tem 13 episódios, com cerca de 20 minutos cada, e logicamente cada episódio é uma aventura de Jack. As premissas de cada episódio geralmente envolvem a busca de Jack por algo que o leve de volta ao seu tempo ou alguém que precisa de ajuda. As cenas de ação são muito bem trabalhadas, trazendo dinamicidade que cada episódio precisa. Eles também tem o cuidado para mostrar que Jack é versado em várias técnicas e armas de batalha, ainda que a espada seja a mais utilizada. Por conta da classificação indicativa, a maioria dos inimigos de Jack são robôs, para que ele os corte sem trazer sangue para batalha. Algo notável das histórias dos episódios é que eles abordam temas importantes, como maus tratos aos animais, escravidão, vida e morte etc.
Conclusão
A 1° temporada de Samurai Jack entrega elementos necessários para demonstrar o motivo de ter sido um grande sucesso da Cartoon Network. Ele possui a veia de animações que servem tanto para crianças quanto para adultos, já que aborda temas importantes, sempre em conjunto com cenas de ação e diálogos na medida certa. Dificilmente a parte artística será alterada nas próximas temporadas, mas trarei review delas também.
Nota: 9.0 de 10 vezes que fiquei impressionado com a arte
As 5 temporadas de Samurai Jack estão disponíveis no streaming do Max.
Comentários
Postar um comentário