Desbravando Animal Well: Uma Review

 Animal Well é um "metroidvania like" (nem todos seus aspectos são do gênero) indie, desenvolvido por uma pessoa apenas e publicado neste ano, 2024. O cenário indie nos últimos anos se provou bastante criativo, especialmente porque estas produções estão livres das amarras do "hype", daquilo que grandes desenvolvedoras buscam na hora de fazer um jogo. Animal Well não é diferente, e prova mais uma vez que o cenário indie pode ter um escopo gigantesco, ainda que seu mundo seja bem pequeno.

Pequeno mesmo?

O que chama a atenção logo de início em Animal Well é o seu mundo. Pelo nome do jogo, podemos supor que estamos dentro de um poço que é na verdade o santuário de animais. O objetivo do jogador é juntar 4 chamas para liberar um caminho final. O jogo não possui uma narrativa com textos ou cutscenes. Tudo fica para a interpretação do jogador, e os visuais do jogo fazem isto muito bem. Apesar de o jogo emular gráficos antigos com seu estilo pixelado e filtro com scanlines típicos da era analógica das TVs, o jogo esbanja estilo e criatividade.

A aventura possui construções desconhecidas, animais amigáveis, hostis e até itens que parecem ser originários do nosso mundo, como um controle remoto ou ioiô. O mundo emblemático deixa muitas dúvidas, e cabe ao jogador fazer todas as perguntas necessárias sobre este incrível mundo super colorido.

Elementos de Metroidvania, com uma boa dose de dificuldade

A jogabilidade segue os moldes do gênero, com o jogador sendo obrigado a ir e voltar em trechos com novos itens ou conhecimentos. Animal Well possui batalha contra chefes também, nada muito difícil. A dificuldade mesmo pode ser na exploração: são muitos caminhos, muitos segredos. É recompensador encontrar os caminhos certos por conta própria, mas os mais perdidos, como eu (minha memória é péssima e, muito tarde no jogo, descobri que ele possui um sistema de colocar ícones no mapa para ajudar os esquecidos), certamente precisarão de uma ajudinha com guias.


Os puzzles são muito bem trabalhados e muito intuitivos, confesso que ao descobrir sozinho o uso de um item em algum puzzle me fazia rir na frente da tela, ao perceber a engenhosidade e trabalho que o desenvolvedor teve fazendo e bolando esses puzzles sozinho. Alguns, além de inteligência, envolvem velocidade, o que dá um toque de dificuldade em alguns momentos e até uma certa aflição ao nível de terror.

O sistema de checkpoints do jogo me incomodou um pouco, já que ao morrer, o jogador retorna ao último salvamento, mas ele mantém as portas que você abriu abertas. Me incomodou, pois em alguns momentos tive que repetir trechos de 30 segundos toda vez que morria. Não é muito, mas agora vá somando esse tempo pelo jogo todo, talvez eu tivesse economizado 1 hora ou mais. A impressão que ficou para mim era que o jogo tentava forçar uma duração maior, o que não era necessário.

Terror?

Talvez eu tenha exagerado ao falar "terror", mas é bem legal ver que Animal Well consegue imprimir encanto e medo através de seus cenários, trilha e principalmente dos animais que encontramos. Um cachorro salsicha aqui pode lhe matar facilmente se você não for rápido o suficiente. Macacos de olhos vermelhos vêm em bando atrás de você. O jogo não precisa inventar muito para lembrar o jogador de que os animais são perigosos também na vida real e não existem muitas criaturas fictícias no jogo justamente por causa disso. Indo um pouco além, se um alienígena vem para o nosso planeta e cai na savana africana, ele vai descobrir que poucos animais ali não serão uma ameaça poderosa.


Conclusão

Animal Well dura em torno de 6 - 7 horas para quem busca apenas zerar o jogo. Para o 100%, deve passar das 10 horas com facilidade. O jogo possui muitos segredos escondidos. É uma aventura fantástica e cheia de personalidade. O indie deve agradar muito aos fãs do gênero e também àqueles que adoram criar teorias sobre um mundo misterioso como este. O jogo está disponível na PlayStation Plus extra e no Xbox Gamepass e certamente vale seu tempo!

Nota: 8.5 de 10.0 vezes que o avestruz acabou com meu dia.

Comentários

Postagens mais visitadas