Desbravando Supernatural 13° temporada: Uma Review

 ATENÇÃO: ESTA REVIEW CONTÉM SPOILERS!


E continuando minha aventura para finalizar Supernatural, chegamos à 13° Temporada. Lançada em 2017, a trama da temporada explora as consequências do nascimento do filho de Lúcifer e a abertura para outra dimensão.



Nova vida: uma estrada mais segura


Apesar da confusa trama da última temporada e muitos percalços, Supernatural ainda mantinha seu laço mais forte, os irmãos Winchester, intacto. Mas as adições de novos personagens pareciam fracas e sem força, e menção desonrosa para a mãe da nossa querida dupla. Porém, o desfecho da última temporada culminou no nascimento do filho de Lúcifer com uma humana, trazendo ao mundo Jack, o nephilim. O nascimento do garoto também havia causado a abertura de uma fenda para outra dimensão, oportunidade que Dean, Sam e Castiel usaram para prender Lúcifer e afastá-lo de seu filho. As possibilidades parecem muitas, então vamos ver o que cada trama oferece.


O filho do Diabo


Apesar de ser o filho do mal puro, Jack teve influência de sua mãe e Castiel ainda no ventre, inclusive uma das conversas influencia o rapaz a nascer um jovem adulto e não como criança. E mesmo assim, Jack ainda precisa aprender e se adaptar ao mundo no qual nasceu. O personagem lembra em alguns momentos o personagem Castiel, se unindo aos Winchester nas temporadas iniciais. Mas sua dose de pureza e inocência consegue cativar muito bem, e a atuação do ator Alexander Calvert (com a dublagem de Daniel Müller) convence que o personagem é uma criança ainda em seus primeiros anos. Grande parte da temporada se sustenta com o novo personagem, que traz momentos ótimos, tanto cômicos quanto sérios. Uma prova disso é que a série explora o lado mais paterno dos irmãos, que passam a ver Jack como seu próprio filho e o ensinam tudo quanto podem sobre viver e caçar.



O multiverso: não seriam infinitas possibilidades?


Depois que o nascimento de Jack abriu a fenda para a outra dimensão, Lúcifer e Mary ficam presos nessa terra desolada. Nela, Mary nunca fez um pacto com Azazel e Sam e Dean não nasceram para impedir o Apocalipse. Miguel e seus anjos continuam batalhando com os poucos humanos sobreviventes. Aqui, a trama vacila um pouco mais. Não é totalmente descartável, mas não parece se arriscar nem um pouco. Do lado da dimensão sem os Winchester, alguns personagens voltam a dar as caras em suas versões alternativas, e de verdade, nenhuma delas realmente diz a que veio, não sendo exploradas e nem aprofundadas, parecendo apenas um meio de trazer atores queridos de volta. 

Por outro lado, o multiverso, que não era um plot batido na época, não tem coragem alguma de “enlouquecer” e trazer tramas divertidas e cativantes, ou até mesmo assustadoras, lembrando o auge da série. A trama ao menos termina de forma satisfatória, com Miguel da Terra alternativa possuindo o corpo de Dean para lutar com Lúcifer. A luta pode ser considerada divertida, mas isto depende do quão tosco você achar os efeitos especiais.



Uma nostalgia dividida


A 13° Temporada de Supernatural toma um rumo muito melhor que sua antecessora. Aplicando algumas doses de nostalgia e frescor na tão longínqua série. Jack é o ponto mais alto e uma adição muito boa que infelizmente casa com uma trama de multiverso que não se arrisca tanto no cerne da sua existência, que é criar momentos estranhos e bizarros com os infinitos possíveis universos. Repetindo o que disse na última análise, o laço dos irmãos e as aventuras com criaturas ainda estão aqui e amarram a estrutura (cansada) do show. Infelizmente, essa amarra parece não estar mais aguentando e pode se romper na próxima temporada.


Nota: 7 de 10 vezes que o filho do Diabo conquista nossos corações.


Episódios de Destaque:

  • Breakdown: Uma homenagem ao Massacre da Serra Elétrica? Eu não tenho certeza, mas foi um episódio extremamente divertido.

  • The Most Holy Man: uma trama meio mafiosa e um padre que ainda confia na bondade.

  • Scoobynatural: O melhor episódio da temporada. Uma trama bem amarrada e muito bem animada, juntando os personagens de Supernatural e Scooby-Doo.


Escrito pelo andarilho Gabriel.


Comentários

Postagens mais visitadas