RAIDOU Remastered: The Mystery of the Soulless Army. Novidades do remaster e altas expectativas

Obviamente, não é explícito ou até mesmo algo concreto, mas procurar monstros ou recrutá-los para matar outros monstros, demônios e até deuses, talvez se caracterize como uma personalidade "caçadora" da franquia Shin Megami Tensei. O mais próximo disso é a duologia Raidou Kuzunoha (da Atlus), onde controlamos um jovem detetive com poderes de invocar demônios. A duologia estava até agora presa ao PS2, mas recentemente foi anunciado um remaster do primeiro jogo para os consoles da nova geração. E minhas expectativas estão altas.

O Combate

O original tem seus fãs, eu incluso, mas obviamente ele carecia de muitas mecânicas que foram adicionadas ou em sua sequência ou em jogos posteriores da Atlus. No caso de Raidou, um action-rpg, o combate se tornava extremamente repetitivo, com o protagonista tendo poucas variações de golpes e estratégias para lidar com os demônios. O Remastered promete diversas novas mecânicas para dar mais escopo a esse combate, como, por exemplo, a mira para Raidou usar sua pistola com balas elementais ou um ataque poderosíssimo ao acertar uma sequência de golpes no inimigo. Os trailers mostram animações muito mais fluidas e um espetáculo para os variados golpes de Raidou e seus demônios, que agora, até dois poderão ser invocados para o campo de batalha, trazendo um dinamismo e ação mais desenfreada.

O lado detetive

Para os mais hardcores, apreciadores de horas explorando locais sem saber o que fazer, Raidou às vezes fazia um ótimo trabalho. Compreensível para um detetive, mas cansativo para o jogador tentar procurar ou investigar esse mundo, as orientações muitas vezes eram vagas e contavam com a boa vontade do jogador se propor a quebrar a cabeça ou explorar, pior ainda em um jogo com encontros aleatórios (algo que espero ser mudado na nova versão). Felizmente, Raidou terá um jornal onde fará anotações de suas investigações e missão atual. E, elogiando o original, muitas mecânicas que vieram dele apenas estão sendo lapidadas e repaginadas, pois eram pedras raras, como o sistema de alguns demônios terem habilidades específicas para ajudar na investigação ou serem controlados sozinhos, indo em lugares de difícil acesso para o protagonista.

Quem aí não ama colecionar monstros?

Seria um desperdício completo não trazer diversos outros demônios que entraram na saga mãe e irmãs de Raidou. Agora, contando com mais de 100 demônios, o jogo ganha um conteúdo adicional gigantesco, com ainda mais variedades de golpes ou até mesmo missões secundárias envolvendo os mais diversos deuses, monstros e criaturas.

Considerações Finais

Raidou Remastered: The Mystery of Souless Army é um jogo que realmente vale a pena ser lançado. Diferente de outros remasters, ele parece estar pegando algo que ficou estagnado no tempo com suas mecânicas e trazendo um novo respiro, para atender aos fãs e fazer novos. Torço para que ele esteja tão bem polido e divertido quanto parece nos trailers, pois representaria não só um reavivamento da duologia, mas também de outros títulos da Atlus que precisam de uma modernização. Minhas expectativas estão altíssimas para o título.

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