Desbravando Sonic Racing: CrossWorlds - Uma Review

 Sonic Racing: Crossworlds é o mais novo jogo de corrida de kart da histórica franquia do ouriço azul Sonic. O jogo foi lançado no dia 25 de setembro para PS5, PS4, Xbox One, Xbox Series X/S, Nintendo Switch, Switch 2 e PCs.

O jogo possui muitas novidades que prometem manter o jogador sempre empolgado na frente da tela, mas será que Sonic Racing Crossworlds acelera em primeiro lugar ou derrapa para fora da pista? Descubra abaixo!

Caos e diversão colidem em Crossworlds

Sonic Racing: Crossworlds leva no nome um aspecto importantíssimo do jogo: as dimensões que surgem nas corridas por meio dos Rings de Travessia. Os Rings de Travessia são grandes portais que surgem uma vez numa corrida e transportam os corredores para as mais diferentes dimensões, instaurando caos e diversão no percurso. São 15 dimensões diferentes, cada uma com visual único, oportunidades e desafios diferentes. Uma delas, por exemplo, nos leva direto para um mundo pré-histórico cheio de dinossauros que podem nos atingir a qualquer momento. Em outra, nos vemos voando em meio a dragões de fogo num mundo tomado por vulcões em erupção.

Sonic Racing Dinossauro

A adição dos Rings de Travessia não só é uma desculpa para várias colaborações com outras franquias, mas uma forma de manter o jogador sempre atento à corrida, em que cada momento pode ser decisivo para sua vitória. O sistema ainda é complementado por trechos que dirigimos no mar ou no ar, e o sistema de drift funciona de forma diferente em cada um desses ambientes, garantindo uma curva de estratégia e atenção nesses momentos. Por exemplo, o drift na água é mais funcional se feito em linha reta e, ao invés de um turbo de velocidade, o corredor salta no ar, podendo fazer manobras para ganhar boosts de velocidade.

Ritmo das corridas

As corridas são rápidas e frenéticas, já que o jogador é incentivado a todo momento a encontrar maneiras de aumentar sua velocidade, seja fazendo acrobacias no ar ou até mesmo se beneficiando do vácuo deixado pelo carro da frente, que lhe permite ir mais rápido. Ainda temos também os rings típicos da franquia Sonic, que aqui são responsáveis por permitir ao corredor alcançar velocidades maiores. Caso você seja atingido, perderá rings e, por consequência, velocidade.

Não poderiam faltar os itens das corridas, divididos em ofensivos e defensivos e, às vezes, os dois ao mesmo tempo. Os itens são a maior força e a maior fraqueza dos corredores, pois eles atrapalham muito seus concorrentes e podem atrapalhar você também. Como eu disse, se usado no momento certo, um item ofensivo pode lhe proteger de um ataque, se lançado para trás na mesma hora em que lançaram um contra você. Esse aspecto muito me agradou, pois eu ficava atento ao momento ideal de usar meus itens, ou como defesa, ou como ataque, o que inseriu um gosto de estratégia em meio ao caos.

Personalização e liberdade

Em Sonic Racing: Crossworlds, a liberdade é um fator muito importante e isso vem atrelado à personalização do jogo. Primeiramente temos 5 tipos de veículos: velocidade, aceleração, turbo, pilotagem e potência. Obviamente cada um possui qualidades, positivas e negativas; vai de cada jogador achar seu preferido. Mas ainda é possível trocar a peça dos carros para alterar esses atributos como o jogador desejar. São várias opções para cada tipo de veículo, que podem ser comprados com a moeda do jogo, o que também incentiva os jogadores a continuarem jogando para liberar novas peças.

Ainda é possível mexer no visual dos veículos, alterando cores e até colocando decalques que darão a sua máquina o seu próprio estilo.

Personalização Sonic Racing: Crossworlds


É possivel ainda personalizar os Dispositivos: bônus que podem se equipados e oferecem variados benefícios ao jogador, que pode equipá-los como achar melhor ou usá-los estrategicamente para cada percurso. Meu preferido é o que aumenta a velocidade que o drift carrega um turbo, já que utilizo bastante esta mecânica nas corridas.


Modos de jogo

O jogo aqui não foge muito do gênero, o que não chega a ser ruim, mas poderia talvez ter um modo mais focado nas mecânicas das trocas de dimensões. Temos o modo Grand Prix, que é o modo principal em que concorremos em várias copas diferentes. O legal deste modo é que temos um rival na partida, que inicia com algum diálogo interessante entre seu personagem e o rival. 

Temos ainda o modo Parque de corrida, que eu gostei bastante. Aqui temos um sistema de grupos, em que cada grupo deve buscar atingir a maior pontuação. A pontuação em questão é medida pelo tipo de corrida: pode ser que você precise ser o time que mais acertou itens ofensivos nos outros jogadores, pode ser que seu time precise fazer mais manobras no ar e por aí vai.

Existe o modo Prova de tempo, com o nome autoexplicativo, e o modo online, que contempla corridas padrões e corridas do tipo Parque de diversões.

Visual, gráficos e desempenho

Sonic Racing: Crossworlds é um jogo muito bonito. Os cenários saõ muito coloridos e possuem muitos elementos em tela, não consigo pensar em nenhuma pista que tenha achado ruim, e como já disse, as dimensões são um show a parte. Dito isto, o jogo, graficamente falando, não salta aos olhos, mesmo na versão de PS5, mas o desempenho está ótimo e também testei um pouco a versão de PS4, que está muito boa também.

Conclusão

Sonic Racing: CrossWorlds é divertidíssimo, frenético e extremamente caótico. É diversão garantida com amigos e família e, mesmo jogando sozinho, a dificuldade do jogo, atrelada à excelente jogabilidade, garante ótimas horas do seu tempo. A tilha sonora é muito boa e o jogo ainda promete muito conteúdo extra gratuito, além de outros que serão pagos. Se você, acima de tudo, for um grande fã de Sonic, não tem do que se arrepender ao comprar Sonic Racing: Crossworlds.

Nota: 8.6 de 10.0 vezes que me acertaram um item faltando pouco para a chegada.

Um agradecimento a SEGA e a TheoGames pelo fornecimento da chave para a criação de conteúdo e desta review.

Escrito pelo andarilho Júlio Santos.

Comentários

Postagens mais visitadas